quinta-feira, janeiro 19, 2012

ANO LETIVO DE 2012 PODERÁ INICIAR COM GREVE NACIONAL

Querid@s Gurreir@s

Professores farão greve nacional em março pela defesa do piso

Mal terminado o tumultuado ano letivo de 2011, e 2012 promete iniciar com greve. Tudo isso em virtude do descaso das autoridades em não anunciar o reajuste e pagamento do Piso, devido a pressão de governadores e prefeitos contra o percentual de reajuste de 22,22%
O movimento vem sendo organizado pelo CNTE (Confederação Nacional do Trabalhadores em Educação), que em reunião decidiram pela greve como meio legítimo de exigir o cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério, e do investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação.
 A paralisação deverá acontecer nos dias 14, 15 e 16 de março. A CNTE e seus filiados decidiram se valer dessa medida após avaliar a repercussão das inúmeras paralisações ocorridas em 2011 em todo o país. Segundo Roberto Leão, presidente da entidade, apesar das greves reivindicarem um direito garantido em lei, estes foram os movimentos mais reprimidos e criminalizados nos últimos anos,
“Vamos unificar em três dias o enfrentamento das políticas contrárias a implementação do piso. Fevereiro vai ser o mês da mobilização, preparação e conversa com a categoria”, afirmou, Leão (CNTE).
A CNTE vem ainda tentando instalar uma mesa de negociação com o governo até o final de janeiro, afim de resolver diversas pendências do texto da lei, como também de reverter a decisão da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, que fixou o INPC/IBGE como único fator de atualização do piso nacional do magistério. A votação da matéria deve acontecer em fevereiro e de acordo com Roberto Leão, o apoio da deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) vem sendo fundamental no processo. 
“A Fátima foi solidária conosco, articulou um requerimento de recurso contra a decisão da CFT e obteve as assinaturas. Nesse meio tempo nós começamos a negociar com o governo, com a perspectiva de reverter a questão”, explicou.
Diante de tantas controversas, só em fevereiro o MEC deverá anunciar o valor de R$ 1.450,75 para o Piso de 2012, contra  o valor defendido pela CNTE que é de R$ 1.937,26. A categoria deve manter-se mobilizada para fazer valer esse direito retroativo ao mês de janeiro. A CNTE informa que acompanhará com atenção os trabalhos no Congresso Nacional, a fim de evitar qualquer outra manobra que atente contra a fórmula de reajuste definida na Lei 11.738.


Fonte: CNTE

E no seu estado ou município, o Piso já está sendo pago?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

O espaço é democrático...
mas respeitar o outro é um dever.


Obrigada pela visita e volte sempre.


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
MyFreeCopyright.com Registered & Protectedwhat is copyright law
Indique a um amigo!

QUEM SOU EU

Minha foto
Kátia
Alguns me chamam de Patativa. Outros de Teacher, Tia, Madrinha, Mãinha, Mô, Kó, mas...
Ver meu perfil completo