domingo, julho 10, 2011

PEDRO VELHO - SUA HISTÓRIA

Igreja Matriz de São Francisco de Assis
 Querid@s Guerreir@s

Conheça neste post um pouquinho da história da cidade de Pedro Velho.

Pedro Velho, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião do Litoral Sul. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 13.753 habitantes. Área territorial de 193 km².


HISTÓRIA
Ruinas de Santa Rita Pedro Velho/RN Foto: Jota Maria

Conta à história que em um sítio chamado Cuitezeiras, assim denominado pela grande quantidade de árvores cuités, que por serem muito frondosas, atraíam os viajantes para um agradável descanso de propriedade do Sr. Cláudio José da Piedade, surgiu um povoado que com o passar dos anos tornou-se um núcleo populacional ao redor do sítio e às margens do rio Curimataú. Assim, nascia a vila de Cuitezeiras pertencente ao município de Canguaretama.
Devido à enchente do rio Curimataú em 1901, a vila de Cuitezeiras foi arrasada, restando apenas à igreja de Santa Rita de Cássia, que foi transferida para uma chapada próxima, chamada Vila Nova, onde foram erguidas moradias e a construção de um cruzeiro. O desenvolvimento agrícola deu-se com a plantação da cana-de-açúcar, mandioca e algodão. A chegada da estrada de ferro e a ligação do território à capital do Estado fez o município viver tempos de verdadeiro progresso. 
Em 1908, Vila Nova teve seu nome mudado para Pedro Velho, numa homenagem ao republicano norteriograndense e primeiro governador do Estado, falecido em dezembro de 190. Segundo os mais velho, o trem que levava o corpo do falecido governador, ficou parado na estação de ferro por algum tempo, sendo esta a razão do preito.

Fonte: IBGE






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

O espaço é democrático...
mas respeitar o outro é um dever.


Obrigada pela visita e volte sempre.


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
MyFreeCopyright.com Registered & Protectedwhat is copyright law
Indique a um amigo!

QUEM SOU EU

Minha foto
Kátia
Alguns me chamam de Patativa. Outros de Teacher, Tia, Madrinha, Mãinha, Mô, Kó, mas...
Ver meu perfil completo