quarta-feira, outubro 15, 2014

TRÊS REFLEXÕES PARA OS INDECISOS


Mais razões para os indecisos, os que não viveram e os que não lebram, refletir e decidir em não votar no candidato tucano, Aécio Neves.
O texto é do Frei Gilvander Luís Moreira, publicado em seu blog e compartilhado no face.

Feliz Dia dos Professores!

‪#‎dilma13‬!

Três reflexões para tempo de eleições 2014: Aécio ou Dilma?
PRIMEIRA REFLEXÃO: QUANDO EU VEJO AQUELE CARRÃO DE LUXO COM O ADESIVO "FORA DILMA", EU PENSO, SÓ PODE SER PORQUE:
1.Esse aí perdeu a escrava doméstica;
2.Esse aí não consegue alugar seus apartamentos por causa do "Minha Casa, Minha Vida";
3.Esse aí está pagando faculdade particular dos filhos por causa do monte de estudantes pobres e negros que estão na universidade pública via cotas;
4.O filho recém formado desse aí perdeu a vaga para um técnico formado pelo Pronatec;
5.Esse aí está deixando de bater seu ponto no posto de saúde da periferia e voltar rapidinho para atender no consultório particular por causa do "Mais Médicos"
6.Esse aí acha que os aeroportos tornaram-se "rodoviária" de tanto pobre viajando de avião;
7.Esse aí fica muito mais tempo preso no trânsito com seu carro, engarrafado no meio de um monte de carro popular guiado por domésticas, cabeleireiras, pedreiros e porteiros.
8.Esse aí acha um absurdo pagar 27,5% de imposto de renda e ver o governo repassar 0,45% disso para o Bolsa Família;
9.Esse aí nunca abriu um livro de história do Brasil e sequer sabe que a escravidão acabou em 1888 ou que em 1942 Getúlio criou a CLT ou ainda que dos últimos 514 anos o Brasil só teve 12 anos de governos populares;
10.Esse aí assina a Vesga e adora assistir diariamente a Rede Esgoto.
Mais uma:
Se eu vou votar em Dilma? Sim!
1 - Sim pelo Prouni.
2 - Sim pelo Pronatec.
3 - Sim pelo Pronaf.
4 - Sim pelo Minha Casa Minha Vida.
5 - Sim pelo Luz Para Todos.
6 - Sim pelo Água Para Todos.
7 - Sim pelo Ciências sem Fronteiras.
8 - Sim pela redução do desemprego a menos de 5%.
9 - Sim pelo pagamento da dívida com o FMI.
10 - Sim pela inflação cortada pela metade.
11 - Sim pelos 30 milhões que não passam mais fome.
12 - Sim pelos 50 milhões que agora tem consulta médica.
13 - Sim pela redução de 20% nas internações em hospitais como efeito do Mais Médicos.
14 - Sim pelo fim do uso privado do dinheiro público em aeroportos e afins.
15 - Sim pelo Brasil entre as 7 maiores economias do mundo.
16 - Sim pelas 18 Universidades Federais construídas.
17 - Sim pelas 370 escolas técnicas construídas.
18 - Sim !! para que o Brasil sombrio de 12 anos atrás não volte mais...
muito bom, repassem isso.
SEGUNDA REFLEXÃO: Eu, frei Gilvander Moreira, comungando com os 13 pontos apresentados pelo frei Betto para reelegermos Dilma, votarei para Presidenta, em Dilma, PT, n. 13.
Como fiz opção pelos pobres e tenho consciência de classe trabalhadora, não posso votar e nem defender Aécio Neves para presidente, pois seria colocar o Brasil como quase colônia do imperialismo das transnacionais e do desgoverno dos Estados Unidos. Marina da Silva é um poço de contradições, de ambiguidades e incoerências. Por exemplo, Marina escreveu artigo defendendo o meio ambiente e se posicionando contra a Transposição do Rio São Francisco, mas foi só se tornar Ministra do Meio Ambiente liberou o licenciamento para iniciar a estúpida obra faraônica da Transposição do Rio São Francisco. Marina está traindo a herança profética e política do grande Chico Mendes, que nunca foi elite, mas foi assassinado pela elite. Penso que com Dilma, se fortalecermos a Política das Ruas, da organização popular, da luta de baixo para cima, fazendo pressão “debaixo da panela que está fervendo”, poderemos evitar perdas de muitos direitos sociais e, quem sabe, construirmos um pouco de justiça social, justiça ambiental, justiça agrária e direitos fundamentais no Brasil.
Mas a Política que realmente faz a diferença é a Política da luta dos pobres que lutam de forma organizada e coletiva. À política partidária e às eleições devemos dedicar apenas 5% do nosso tempo e das nossas energias. 95% do nosso tempo e das nossas energias devem ser dedicadas à Política da luta dos pobres por emancipação e pelos seus direitos fundamentais. O partido principal é o Partido dos oprimidos, o dos injustiçados. Sigamos sempre à esquerda, pois a esquerda não é santa, mas é melhor do que a direita.
TERCEIRA REFLEXÃO: Aécio Neves ou Dilma Rousseff? Qual será melhor para o povo brasileiro?
Por Frei Gilvander Moreira. www.freigilvander.blogspot.com.br
Óbvio que não podemos cair em análises maniqueístas como se um fosse 100% o mal e a outra 100% o bem. Há muitas ambiguidades e muitas contradições nas práticas do PT e do PSDB, mas urge discernimento. Devemos mudar, sim, mas para melhor; jamais para o pior.
O Aécio Neves e o PSDB, em 12 anos, (des)governando Minas Gerais deixaram o Estado de Minas Gerais quebrado, fortemente endividado. O choque de gestão tão alardeado pelos tucanos levou ao caos na saúde, na educação e a violência campeia em solo mineiro. Se não fosse a atuação do Governo Federal (PT-Lula e Dilma), o caos social em Minas Gerais estaria muito mais agravado. Em 12 anos, o PSDB não construiu nenhuma casa em Belo Horizonte e nem na região metropolitana, estando o déficit habitacional acima de 570 mil moradias em MG (Cf. pesquisa da Fundação João Pinheiro, com dados do Censo de 2010), 200 mil na Região Metropolitana de BH e 150 mil moradias na capital mineira, estima-se.
Aécio Neves e o PSDB, em MG, têm sido subservientes aos interesses das grandes mineradoras. As leis ambientais estão sendo pisoteadas em Minas Gerais, pois as mineradoras têm conseguido todos os licenciamentos ambientais e estão causando um desastre socioambiental jamais visto em MG. Cf. Mina de Capão Xavier, em Nova Lima, que está dizimando quatro mananciais que abastecem 10% de Belo Horizonte. Cf. dezenas de minerações no quadrilátero ferrífero, no Vale do Aço e, agora, no Norte de MG. Em Conceição do Mato Dentro, MG, o PSDB de Aécio Neves, de forma criminosa, concedeu Licença Prévia, Licença de Instalação I e II e, agora, em 29/09/2014, Licença de Operação para devastar a região de Conceição do Mato Dentro, que era um santuário ecológico, mas, agora está virando terra arrasada pela mineradora Anglo American. Até a nascente do rio São Francisco já secou. As comunidades do Norte e Noroeste de MG estão cavando poços artesianos para pescar água há mais de 200 metros de profundidade.
Aécio Neves e o PSDB, em MG, têm promovido a monocultura do eucalipto e a criação de parques estaduais em uma concepção ultrapassada de meio ambiente sem ser humano, o que está encurralando as comunidades tradicionais – geraizeiros, vazanteiros, quilombolas, pescadores, indígenas. E, assim, aguçando os conflitos socioambientais em MG, que já são milhares. Cf. o Observatório dos Conflitos Ambientais em MG, da UFMG. As terras devolutas em MG, cerca de 30% do estado, continuam nas mãos de grandes empresas eucaliptadoras. O PSDB não tem se empenhado para resgatar as terras devolutas e destiná-las para a reforma agrária. Por isso, o povo mineiro rejeitou o candidato do PSDB em MG e elegeu Fernando Pimentel, do PT, para governador de MG. E Dilma ganhou em MG no 1º turno. A maioria do povo que conhece Aécio Neves - como nós mineiros - não o apoia. Se Aécio Neves e o PSDB têm sido péssimos para MG, nos últimos 12 anos, não serão bons para o Brasil.
Dilma e o PT têm política social que tem incluído milhões de brasileiros no consumo. A política externa do PT/Dilma é muito boa, pois reforça a união dos países latino-americanos e africanos. Nos Governos de Lula e Dilma (PT), a Polícia Federal tem prendido milhares de corruptos e corruptores de colarinho colorido. Com Aécio e o PSDB, o Brasil voltará a ser subserviente aos interesses do Império estadunidense.
Aécio será melhor para as grandes empresas, para o capital. Dilma será melhor para o povo trabalhador. Como cultivo opção pelos pobres, defendo o voto em Dilma no 2º turno, n. 13, dia 26/10/2014.
Um abraço terno.
Gilvander Luís Moreira, frei carmelita.
Frei Gilvander

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentários:

Anônimo disse...

EU ERRO: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=385989418220961&id=100004297184940

Postar um comentário

O espaço é democrático...
mas respeitar o outro é um dever.


Obrigada pela visita e volte sempre.


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
MyFreeCopyright.com Registered & Protectedwhat is copyright law
Indique a um amigo!

QUEM SOU EU

Minha foto
Kátia
Alguns me chamam de Patativa. Outros de Teacher, Tia, Madrinha, Mãinha, Mô, Kó, mas...
Ver meu perfil completo