sexta-feira, julho 15, 2011

QUE PAÍS É ESSE? (3)

Querid@s  Guerreir@

O texto abaixo é de Paulo Alberto Marques, e fala sobre a desigualdade social que assola nosso país.


Autor: PAULO ALBERTO MARQUES

Que País é Esse?
   Certo dia estava voltando pra casa, quando o ônibus parou em um sinal de trânsito. Naquele sinal, sentado no canteiro que divide a avenida ao meio, estava uma criança, descalça, com roupas um pouco suja, a mexer com algumas pedrinhas ao chão, que estavam perto dele. Uma criança que com certeza esperava alguém passar e lhe dar alguns trocados ou algo mesmo para comer, porém, nada recebia, nem se quer atenção dos que passavam.
   Passei a observá-lo por um instante e dava para perceber claramente a tristeza em seu olhar, o semblante de quem não tem esperança nenhuma na vida em que vive de quem é rejeitado e muitas vezes até mesmo excluído da sociedade, apenas pelo fato de ser quem ele é, alguém que não teve ou não tem talvez, a oportunidade de receber uma educação elementar básica, alguém que não tem um “status” social diante da sociedade seletora de hoje. Mas, afinal, ele não é um cidadão como tantos outros diante da sociedade? Sim, pelo menos nos documentos ele é!
   A partir daí então, cada vez que passava por aquele sinal observava aquele garoto, solitário, triste e necessitado de atenção. Foi então que comecei a me questionar, afinal de contas: Que País é Esse?
   Que País é Esse, onde quem é rico fica cada vez mais rico, e quem é pobre, coitado, acaba miserável mesmo, acaba até perdendo o pouco que tem? Que País é Esse, onde se diz haver liberdade, mas as pessoas vivem cada vez mais aprisionadas ao capitalismo, ao materialismo e outras coisas mais por conta da força opressora que a sociedade impõe sobre elas?
   Que País é Esse, onde os governantes ganham cada vez mais por cada vez menos trabalho, e ainda reclamam por aumento salarial? E o que dizer do pai ou da mãe de família que tem de passar todo o dia no sol fervente, e muitos até, têm dois ou três empregos para poder colocar ao menos o que comer na mesa para suas famílias?
   Que País é Esse, onde crianças são exploradas por longas horas de trabalho, exploração essa – física mental e, em muitos casos sexuais? Que País é Esse onde os próprios legisladores das leis que regem o país são os primeiros a descumpri-las?
   Que País é Esse, onde as pessoas não recebem um serviço de saúde de qualidade? Pagam dezenas de impostos por ano para encher os bolsos de “alguns” e no momento em que precisam de algum serviço público, ou está em greve, ou não tem quem atenda, ou até mesmo, o serviço nem exista de fato. Que País é Esse?
   Que País é Esse, onde o trabalhador ver todo seu salário no fim do mês acabar pagando impostos e mais impostos nos produtos consumidos por ele, e garantia de retorno em serviços oferecidos pelo governo, zero, só na imaginação?
   Que País é Esse, onde pessoas de boa índole te m que se trancar  a sete chaves dentro de suas casas para que bandidos andem, passeiem  pelas suas ruas, fazendo o que bem que bem querem, como querem e com quem querem? Cadê a segurança oferecida pelo estado, pago com nossos impostos? Cadê a “polícia” que é paga para proteger o cidadão e o bem estar do mesmo? Infelizmente, muitos deles estão no meio dos bandidos, pintando e bordando por aí, outros, arriscam suas vidas como segurança particular, a fim de ganhar um dinheiro a mais para complementar o orçamento no fim do mês, mas, por que isso? Por que “alguns” acham que eles ganham o suficiente para arriscarem suas vidas e sobreviver, e ao invés de lhes darem melhores condições de trabalho e um salário justo, não, “vamos aumentar nossos salários, recebemos pouco”. Que País é Esse?
   Que País é Esse, onde garotas jovens, muitas delas adolescentes e até mesmo crianças são obrigadas a venderem seus corpos por alguns trocados para encherem os bolsos de uns vagabundos que as obrigam a fazer esse tipo de coisa? Que País é Esse, onde seu próprio corpo vira mercadoria de consumo nas mãos de cafajestes que por acharem que tem muito dinheiro, podem fazer isso sem problema nenhum? Queria saber o que eles fariam se fosse com uma filha deles! Será que achariam bom, divertido, engraçado? Será que diriam: é só um passa tempo, como muitos dizem? Que País é Esse, onde alguém que faz tal tipo de coisa anda livremente pelas ruas?
   Que País é Esse, onde não se tem mais respeitos pelos idosos e deficientes, onde os mesmos muitas vezes, em muitos lugares são obrigados a passarem horas em uma fila aguardando um atendimento?
   Que País é Esse, onde um homem por roubar uma galinha para alimentar seus filhos é preso e condenado, enquanto outro atropela jovens que acabam não resistindo aos ferimentos e morrem, porém vive em liberdade, recebendo seu salário mensal de R$10.000,00?
   Que País é Esse, onde o dinheiro fala mais alto que qualquer honestidade e ética moral? Onde a corrupção é o sistema que governa o país; a violência contra o próximo é a justiça posta nas ruas; a miséria e a fome é o desenvolvimento que cresce a cada dia; prostituição e vícios é a liberdade pregada?

Que País é Esse onde vivemos? O que faremos para mudar esse país?
E o que irão responder daqui há 20 ou 30 anos quando perguntarem:
Que País é Esse?




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

O espaço é democrático...
mas respeitar o outro é um dever.


Obrigada pela visita e volte sempre.


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
MyFreeCopyright.com Registered & Protectedwhat is copyright law
Indique a um amigo!

QUEM SOU EU

Minha foto
Kátia
Alguns me chamam de Patativa. Outros de Teacher, Tia, Madrinha, Mãinha, Mô, Kó, mas...
Ver meu perfil completo